icBench é uma plataforma web que utiliza o conceito de benchmarking para analisar diversos indicadores que refletem aspectos relevantes para a atividade das empresas.
O benchmark de uma dada empresa corresponde à percentagem de empresas, dentro do universo que serviu de base à análise, que atingiu um resultado igual ou inferior no indicador em causa. Exemplificando, se a empresa A obteve um benchmark de 55% no indicador "Liquidez Geral", isso significa que, de todas as empresas analisadas (no exemplo, 11800), 55% atingiram uma liquidez geral igual ou inferior e, consequentemente, 45% conseguiram uma liquidez geral superior.
Um dos aspetos mais importantes das análises de benchmarking corresponde à confidencialidade dos dados que dão origem às curvas respetivas. Cada curva é completamente anónima, não identifica nenhuma empresa, é um retrato sigiloso do desempenho global. Uma empresa, conhecedora do seu benchmark num dado indicador, pode assim saber qual o seu posicionamento relativo em relação aos seus concorrentes (por exemplo, empresas da mesma classe de alvará), mas não tem possibilidade de saber qual ou quais desses concorrentes tiveram um resultado melhor ou pior. Não é um ranking. É um diagnóstico, cujos resultados só ela conhece e que poderá utilizar como melhor ajuizar em função da sua estratégia de gestão e aspiração empresarial.
No eixo horizontal de cada gráfico surge a escala de benchmark (tipicamente de 0 a 100% embora, para melhor legibilidade, possam ser retiradas as gamas extremas quando muito afastadas dos valores mais correntes), enquanto que no eixo vertical surge o indicador em causa, na unidade definida na ficha de indicador respetiva.
Cada empresa com alvará InCI e que tenha fornecido o seu endereço de correio eletrónico até Novembro de 2011 recebeu uma mensagem com os gráficos de benchmark relativos aos indicadores I1.01 a I1.06 (correspondentes às empresas da sua classe de alvará) e, em cada um daqueles, a indicação dos valores que a empresa atingiu no ano de 2009. Estes resultados são individuais para cada empresa e apenas esta os recebeu, garantindo a confidencialidade e sigilo atrás referido.
Na mensagem constava, igualmente, um documento explicativo sobre o conceito que está subjacente à plataforma, descrição sucinta dos vários indicadores e seu modo de cálculo e ainda comentários gerais sobre o modo como os resultados deveriam ser interpretados (ver: Documento de apoio de 2009).
Foi também indicado um par utilizador/palavra-passe que permite o acesso à zona restrita da plataforma.
As credenciais de acesso à plataforma foram igualmente comunicadas a todas as empresas, de forma individualizada, através de carta enviada pelo InCI.
A partir de 2012, para aceder à zona restrita e consultar os resultados dos oito indicadores em análise, as credenciais previamente indicadas mantêm-se, tendo sido criado um sistema de recuperação de palavra-passe assim como de obtenção de credenciais para as novas empresas.
Para os casos em que as empresas perderam as credenciais mencionadas, está disponível um sistema de recuperação de palavra-passe, bastando para isso carregar em "Esqueceu-se da palavra passe?" e introduzir o NIF da empresa e o respetivo número de Alvará. Será enviada automaticamente uma mensagem com as credenciais de acesso para o endereço eletrónico que consta da base de dados e que está associado à empresa.
Na área restrita os dados gerais da empresa podem ser visualizados e corrigidos se necessário; é apresentada uma Avaliação Interna em que os resultados relativos aos diversos anos podem ser comparados e podem ser consultados os respetivos benchmarks. É ainda possível efetuar uma avaliação do resultado da empresa em relação às empresas de outras classes de Alvará ou com sede no mesmo ou outros distritos.
Uma nova funcionalidade de visualização da evolução dos resultados globais da indústria em cada indicador foi também incluída.