Definição dos indicadores

Para uma melhor compreensão sobre os indicadores considerados na plataforma icBench e seu modo de cálculo disponibilizam-se em ficheiros formato PDF as respetivas fichas.

As fichas de indicadores pretendem esclarecer o significado de cada indicador. Assim, em cada uma são explicitados os seguintes aspetos:

  • Indicadores N1
  • Indicadores iniciais N1
Os indicadores contemplados no nível 1 (N1) da plataforma icBench foram concebidos de forma a utilizarem informação já disponível nas bases de dados do InCI, não necessitando de qualquer complemento ou dados suplementares a introduzir pelas empresas.

São indicadores de perfil económico, radiografando o desempenho das empresas a partir dos valores que as mesmas apresentam nas suas declarações anuais de rendimentos. Em função da informação disponível, foram contemplados os seguintes indicadores:
  • I1.01 Índice de Produtividade - Avalia a dimensão da contratação em obra assumida pela empresa, em número de vezes do valor médio por contrato correspondente à sua classe de alvará. Permite avaliar, de forma indireta, a produtividade da empresa.
  • I1.02 Rentabilidade das Vendas - Determina, em percentagem do volume de negócios em obra, o nível de rentabilidade associada à atividade principal da empresa antes de gastos de financiamento, amortizações, depreciações, impostos e taxas, como percentagem do volume de negócios em obra. Sinteticamente, corresponde ao lucro da empresa referente apenas à sua atividade de negócio principal, excluindo outras fontes de receita.
  • I1.03 Potencial de Ativo Corrente - Avalia, em confronto com o volume de negócios em obra, a capacidade de realizar valores de Ativo Corrente utilizáveis para fazer face a compromissos de curto prazo.
  • I1.04 Índice de Gastos e Perdas Operacionais - Determina, em percentagem dos Gastos e Perdas Operacionais do exercício, a parcela que restou do Volume de Negócios em Obra depois de deduzidos estes gastos. Avalia, deste modo, o fator multiplicativo dos gastos incorridos na realização da atividade principal da empresa.
  • I1.05 Autonomia Financeira - Determina, em percentagem, o grau de cobertura assegurado pelos capitais próprios para o investimento global realizado pela empresa. Avalia a dependência da empresa em relação a financiamentos externos para cumprir com os seus compromissos.
  • I1.06 Liquidez Geral - Determina, em percentagem, o grau de cobertura do exigível a curto prazo pelo ativo corrente. Avalia a capacidade da empresa para fazer face aos seus compromissos de curto prazo.
  • I1.07 Rentabilidade do Ativo Total - Determina a taxa a que o investimento em ativos está a ser rentabilizado.
  • I1.08 Rentabilidade do Capital Investido - Determina a taxa de eficácia com que os capitais próprios investidos na empresa estão a ser rentabilizados.