A utilização do benchmarking consiste na identificação dos resultados das melhores práticas utilizadas nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial destaque para aqueles cujo impacto no desempenho permite assegurar e sustentar vantagens competitivas.
No benchmarking a avaliação e comparação não representam um fim em si, mas uma metodologia que permite apoiar o processo de melhoria constituindo uma forma de aprendizagem, dado que a procura de melhores práticas implica uma análise cuidada das diversas formas de implementação dos processos, dos métodos de trabalho e dos diferentes esquemas organizacionais.
O exercício culmina na análise dos resultados obtidos, possibilitando a definição de uma orientação estratégica a cumprir. Deve ainda realçar-se um aspecto importante no processo de benchmarking - a ética. As atuais práticas de benchmarking regem-se por princípios próprios, resumidos num código de conduta onde a reciprocidade na partilha e no uso da informação, a confidencialidade e o respeito pela individualidade dos parceiros se assumem como preceitos invioláveis.
| Benchmarking é | Benchmarking não é |
|---|---|
| Um processo contínuo | Um livro de receitas |
| Um processo metódico de descoberta | Uma gestão de moda |
| Um método de melhoramento | Turismo industrial |
| Uma fonte de oportunidades | Reinventar a roda |
| Uma oportunidade de aprendizagem | Uma boleia |
| Uma análise objetiva | Uma panaceia |
| Um processo baseado na análise | Só um jogo de números |
| Um empenho da gestão | Olhar só para organizações semelhantes |
| Tipo de benchmarking | Adaptabilidade da informação | Recolha de dados | Potencial de inovação |
|---|---|---|---|
| Interno | Elevada | Fácil | Baixo |
| Competitivo | Elevada | Complexo | Médio |
| Funcional | Razoável | Exigente | Elevado |
| Estratégico | Reduzida | Exigente | Elevado |