A utilização do benchmarking consiste na identificação dos resultados das melhores práticas utilizadas nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial destaque para aqueles cujo impacto no desempenho permite assegurar e sustentar vantagens competitivas.
No benchmarking a avaliação e comparação não representam um fim em si, mas uma metodologia que permite apoiar o processo de melhoria constituindo uma forma de aprendizagem, dado que a procura de melhores práticas implica uma análise cuidada das diversas formas de implementação dos processos, dos métodos de trabalho e dos diferentes esquemas organizacionais.
O exercício culmina na análise dos resultados obtidos, possibilitando a definição de uma orientação estratégica a cumprir. Deve ainda realçar-se um aspecto importante no processo de benchmarking - a ética. As atuais práticas de benchmarking regem-se por princípios próprios, resumidos num código de conduta onde a reciprocidade na partilha e no uso da informação, a confidencialidade e o respeito pela individualidade dos parceiros se assumem como preceitos invioláveis.
Benchmarking é | Benchmarking não é |
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Um processo contínuo | Um livro de receitas |
Um processo metódico de descoberta | Uma gestão de moda |
Um método de melhoramento | Turismo industrial |
Uma fonte de oportunidades | Reinventar a roda |
Uma oportunidade de aprendizagem | Uma boleia |
Uma análise objetiva | Uma panaceia |
Um processo baseado na análise | Só um jogo de números |
Um empenho da gestão | Olhar só para organizações semelhantes |
Tipo de benchmarking | Adaptabilidade da informação | Recolha de dados | Potencial de inovação |
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Interno | Elevada | Fácil | Baixo |
Competitivo | Elevada | Complexo | Médio |
Funcional | Razoável | Exigente | Elevado |
Estratégico | Reduzida | Exigente | Elevado |